Avenida Camilo de Holanda, 826, Centro - João Pessoa - Paraíba

0000-00-00

Blog

Covid-19: SIMED-PB participa de reunião com Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde de JP

O Sindicato dos Médicos da Paraíba (SIMED-PB) participou, nesta quinta-feira (30/07), da reunião ordinária por videoconferência com o Conselho Municipal de Saúde (CMS-JP) e a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS-JP). O assunto principal foi a atendimento às vítimas da Covid-19 na capital.

O diretor financeiro do SIMED-PB e conselheiro do CMS-JP, Dr. Tarcísio Campos, falou da dificuldade de realizar testes para a Covid-19 nos médicos e demais profissionais de saúde no início da Pandemia e pediu mais agilidade na distribuição dos testes rápidos nos postos de saúde. Ele destacou ainda a demora na apresentação dos protocolos e definição de critérios claros para o retorno ao trabalho dos profissionais infectados após o cumprimento da quarentena.

Outro ponto apresentado por ele na reunião foi a importância da implantação do adicional de insalubridade em grau máximo aos médicos e profissionais de saúde, considerando o avanço da Covid-19 e a potencialidade do contágio. Dr. Tarcísio pediu que a prefeitura não seguisse o exemplo do Governo do Estado e reconhecesse os direitos dos profissionais que estão na linha de frente. Ele disse ao médico Felipe Proenço, coordenador da Central de Orientação e Prevenção do Coronavírus, da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, que compreendesse o momento de pandemia que estes profissionais estão vivenciando. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (SES-PB), até a última quarta-feira (29/07), 5.568 profissionais de saúde tinham testado positivo para Covid-19. Há um mês esse número era de 3.407.

O representante do SIMED-PB cobrou ainda atenção especial às gestantes. No Brasil, 200 mulheres grávidas já morreram vítimas do coronavírus. Na Paraíba, de acordo com a SES-PB, sete gestantes já morreram.

Por fim, Dr. Tarcísio solicitou uma reunião extraordinária para discutir sobre os recursos enviados para combater o Covid-19 em João Pessoa. O presidente do CMS-JP, Edinaldo Rosendo Barbosa e os membros do conselho concordaram com o pedido. Ficou definido que a reunião acontecerá em 20 dias.

 

É o SIMEDPB fazendo o seu papel