SIMED-PB



Notícias

Secretaria de Saúde emite alerta contra sarampo na Paraíba

Secretaria de Saúde emite alerta contra sarampo na Paraíba


19.08.2019

Pessoa que apresentar os sinais da doença deve comparar ao posto de saúde mais próximo e alertar as autoridades.

A Secretaria de Saúde da Paraíba emitiu um alerta aos serviços de saúde para casos suspeitos de sarampo. De acordo com a secretaria, um caso da doença está sendo investigado no estado, aguardando confirmação laboratorial.

Segundo o boletim epidemológico do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, entre 12 de maio a 03 de agosto de 2019, 1.226 casos confirmados de sarampo. Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Paraná são os estados com surto da doença.

Diante dos casos, a Secretaria alerta que todo caso suspeito na Paraíba deve ser notificado às autoridades sanitárias e de vigilância em até 24 horas. Quem apresentar os sinais da doença deve comparecer ao posto de saúde mais próximo.

 

Sarampo

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode causar morte. Os principais sintomas da doença são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. A única forma de prevenção é a vacina.

A tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível nas salas de vacina da Paraíba e deve seguir o seguinte esquema:

 

  • Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;
  • Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;
  • Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
  •  
  • A vacinação de crianças de 6 meses a menores de 1 ano que vão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo também é indicada. A imunização deve ser feita pelo menos 15 dias antes da viagem.

    Fonte: G1 PB

ÁREA DO ASSOCIADO TRANSPARÊNCIA SIMED

Clima e Tempo


redes sociais

associe-se

Um Sindicato forte com organização e serviços à sua disposição.

Horário de funcionamento
Segunda a Sexta-feira
08:00 as 17:00
Avenida Camilo de Holanda, 826, Centro
Fone: 0xx (83) 3244-6259 | 3034-4777
faleconosco@simedpb.org.br
João Pessoa - Paraíba